quarta-feira, 20 de outubro de 2010

UMA COMUNIDADE ALTERNATIVA EM CONSTRUÇÃO - Em Boa Vista-Roraima - Conheça - Uma proposta de Patrícia Maria - Decisões por consenso - Vida natural e simples - Um mundo melhor - Busca da espiritualidade e da felicidade - Um lugar de estudos e encantos - Um convite a você !! - Participe !!



Hall de entrada dos Blogs-Ambiente 

Hall de Entrada do Grupos-Ambiente
PROPOSTA PARA A CRIAÇÃO DA COMUNIDADE 
ALTERNATIVA
BOA VISTA-RORAIMA BRASIL
"Um modelo de vida para uma nova humanidade" !!


Por Patrícia Maria Martins   


Janeiro de 2010.



Estamos começando o ano e com este novo ano, uma nova proposta de vida.

Estamos anunciando neste tópico uma proposta, a busca de apoiadores e voluntários que queiram se juntar a nós aqui em Boa Vista Roraima Brasil para viver juntos a aventura da condição humana.

Temos um terreno localizado próximo à capital da cidade de Boa Vista, a 30 kilômetros da cidade grande. Portanto, com todas as alternativas e flexibilidade de recursos para os que se interessarem em participar da formação de uma nova comunidade.

A idéia é formar um grupo com idéias afins, tornar a prática e a vivência de uma comunidade pequena no interior do estado de Roraima um dos últimos recursos à sobrevivência alternativa no mundo moderno.

Todas as idéias na verdade são bem-vindas, já que o projeto ainda está tomando forma e não deverá ser cópia de nenhum outro projeto, mas com adoção de idéias e medidas que deram certo em outros lugares.

Não se trata de mais um local para fanatismos ou a fundação de novas religiões. Nem nada parecido. Trata-se apenas de juntar pessoas que podem, inclusive, entrar em conflito por conta de gostos pessoais, mas que tenham, no fundo, a intenção de construir juntos um modelo de comunidade de que outras pessoas estão precisando, modelo este para transformar o planeta num lugar possível de se viver melhor.

Não será exigido do participante nada em particular, nenhum tipo de pagamento, nem taxas ou quaisquer outras coisas envolvendo necessariamente dinheiro. Porém como estamos bem no início do projeto e temos apenas um local. É necessário que os futuros participantes tragam muitas boas idéias, como alguma forma de produção já bem definida para conseguir seu próprio sustento.

É lógico que a única real exigência é que tenha muita boa vontade e força para trabalhar no seu caminho livre.

Não existe uma fórmula mágica para que uma comunidade dê certo. Conhecemos muitas outras comunidades no Amazonas, em Goiás, Minas Gerais em outros estados. Sendo que conhecemos melhor a região do Amazonas, além de vivemos alguns meses em comunidades alternativas situadas em presidente Figueiredo, Autazes, Boa Vista dos Ramos, onde aprendemos muito sobre a arte do consenso.

Gostaria novamente de frisar a necessidade de se começar algo que ainda está apenas praticamente no nível do pensamento colocando em prática no terreno (vazio), o que nós sabemos para modificar conscientemente nossas vidas. Não é regra, mas pensamos em usar algumas ferramentas dentro da principal ferramenta que é a permacultura, onde acreditamos que se encaixe outras palavras-chave, como:

rochagem, valas de infiltração, farinha de rocha, adubação orgânica, resíduos orgânicos, recuperação de áreas degradadas, composto , agricultura sustentável, produção orgânica, Bioconstrução, coleta de materiais, sementes, fertilizantes orgânicos, ecologia, sementes e escarificação química, viveiro, leguminosas, fosfato natural reativo, agroecologia, recursos naturais, conhecimento tradicional, agricultura familiar, Saúde, plantas medicinais, meditação, relaxamento, capoeira, esportes radicais, lazer, turismo, alimentação alternativa, arte, nutraceuticos, práticas saudáveis para se manter saudável, antioxidantes, Pós-hiperspace, filmes imperdíveis, ecologia da informação, produtos naturais, xamã, acupuntura, aromoterapia, yoga, florais, massagem, Reik, medicina alternativa, bem estar, conscientização, pesquisas com referências, segurança, energia vital, processos cognitivos, serenidade, anarquia, música, relax, visões alternativas, vida alternativa, saídas alternativas, capacidade suporte, ecologia humana, bebidas, rituais, cerimônias de prática xamã, plantas sagradas, xenobióticos, uso de recursos vegetais, imunomoduladores, utilização de vegetais, conhecimento tradicional popular, produtos naturais, comportamento, ervas aromáticas, vegan, projetos, manejo de recursos, uso caseiro, cultivo comunitário, encontro com a natureza, flora nativa, e ecologia da informação, bonsai, instrumentos, natureza humana, culturas aborígines tribos povos etnias. Brasil Amazônia, educação, arte, língua, agricultura agrofloresta, inconsciente gaia, sono, sonho, ambiente ecologia, apicultura, taças, tibetanos, sons de cura.

Isso é somente uma pequena lista de áreas de interesse. Serão acrescentadas todas e quaisquer outras que não estiverem em conflito direto com o interesse maior em viver melhor.

Precisaremos idéias claras que gerem cursos ou produtos para serem colocados à venda, apesar desta não ser a finalidade final e absoluta. Fica como necessidade pessoal de cada membro. Assim como a necessidade de, com o tempo, cada família decidir livremente até qual profundidade será seu envolvimento e aquisição dentro da esfera material tão questionado pelas pessoas.

Tem muitas terras ao entorno não usadas e precisaremos do maior número possível de aquisições das áreas vizinhas no sentido de aumentar a área do projeto, Para aqueles que puderem e quiserem comprar terreno barato aqui, teremos o maior prazer em ajudar.

A perspectiva de retorno e aplicabilidade social para minorias será visto como muito nobre. Salvar o planeta é um trabalho de cada um de nós, a partir de pequenas coisas e contribuições.

Na prática, enfim, isso tudo foi para expor a proposta e esperar perguntas de possíveis futuros participantes.

Que venham pessoas sem ambição de construir coisas grandes, mas com vontade de mudar pequenas
coisas em si mesmos.

Namaste!

Patrícia Maria

Email: pmmprado@bol.com.br

Conheça nosso primeiro site no Windows Live, com apresentações e fotos !!

Grupo com interesses similares - "Ambiente Ecológico - Ecovilas"




 Abaixo : duas fotos do site (e veja mais fotos) :Conheça nosso primeiro site no Windows Live, com apresentações e fotos !! 






                   CONTRIBUIÇÕES TRANSPARENTES


"Por um Mundo Melhor e uma Nova Humanidade" !!
As contribuições são transparentes através da publicação dos valores.
Opcionalmente, nomes publicados são considerados patrocinadores.
Acesse a Página de Contribuições Transparentes e envie um email solicitando como proceder :
gruposambiente Arrouba gmail.com
Por favor, não insira o email acima em listas. Para divulgações diversas, envie para : 
ambientedivulgacoes Arrouba googlegroups.com (pesquisado na WEB)



 





Um comentário:

  1. Busco viver em harmonia com a natureza, gostei da sua iniciativa, gostaria de ser um voluntario e sempre quis viver em uma comunidade. busco mais informações, meu Email : dosurf1989@hotmail.com

    atenciosamente

    ResponderExcluir

COMENTE !!....PARTICIPE !!

Você pode comentar como anônimo.

Os comentários serão moderados.

Você também pode participar mais ativamente nas discussões sobre assuntos alternativos cadastrando o seu email no grupo Ambiente Alternativo - Clicar em Hall de Entrada dos Grupos-Ambiente, no corpo de qualquer postagem