terça-feira, 19 de outubro de 2010

ALIMENTAÇÃO E RESPEITO À NATUREZA - Tradições e costumes hindianos - Os índios americanos consideram sagrados os animais caçados - De forma similar todos devem considerar importantes suas fontes de alimentos e outros recursos - Cuidar do meio ambiente e das vidas locais e de todo planeta terra.

 
 
 
ALIMENTAÇÃO E RESPEITO À NATUREZA

por Luiz Eduardo



Em referência aos atuais costumes e tradições indianas....

Essas tradições milenares nem sempre tem a coerência desejada por causa de fatores culturais e religiosos que são muito enraigados. São muitas linhas religiosas, sendo umas mais e outras menos radicais. Acaba tudo num imenso caldeirão, corrompendo a coerência que deveria existir. Além disso, as tradições milenares são incorporadas a valores mais contemporâneos, complicando ainda mais. Há, inclusive, uma linha que diz que não podemos matar outro ser vivo para nos alimentar, porém se esquecem de que as plantas também são seres vivos. Enfim, é uma questão bem polêmica, diante da qual devemos  aplicar o nosso bom senso para compreender a realidade e sair dessas contradições.

Tem o caso de algumas tribos de índios que dependem de caçar para sobreviver, e que tratam o objeto da caça como um Deus ou como algo sagrado. O ato da caça e os próprios animais caçados são tratados com todo respeito e preocupação espiritual, como é o caso dos índios americanos, os quais fazem rituais de agradecimento aos espíritos dos búfalos.
 
No caso da nossa civilização consumista, acho que do jeito que a comida é produzida e consumida, sem que as pessoas tenham consciência do trabalho e dos recursos necessários, essa ligação com a natureza se perde e, da mesma forma, o respeito por ela e o cuidado devidos. De forma similar em relação entre os índios e seu respeito a suas fontes de alimentação, a alimentação vegetariana - guardada as devidas proporções -também deveria ter sempre a preocupação de não perder esse vínculo e essa cumplicidade com a produção, isto é, com a origem daquilo que se consome.
 
Acredito que as comunidades sustentáveis tentem  promover esse tipo de cumplicidade com a natureza, sendo importante respeitar os recursos de cada local, além de se limitarem às medidas reais de suas necessidades e possibilidades. A produção em massa para consumo exagerado, seja de boi ou seja de plantas, é danoso de qualquer forma. No final , estamos consumindo o planeta e comendo de suas entranhas, da sua "carne". Nós, que vivemos em um lugar onde é perfeitamente possível nos alimentar apenas de vegetais, temos uma responsabilidade - e da mesma forma aqueles que vivem em áreas remotas e frias dependendo das gorduras animais para sobreviverem - de cuidar sabiamente de nossa região, no que diz respeito à sua potencialidade de produção de alimentos e de outros recursos.
 
Outras ações locais devem ser tomadas de forma a harmonizarem-se com a responsabilidade e os cuidados com tudo o que afete os outros locais e toda a terra. Estes cuidados e responsabilidades só podem advir de um posicionamento sagrado e respeitoso com todo ser vivo e com toda a natureza. Assim estaremos possibilitando e honrando nossas existências sem esquecer dos direitos das próximas gerações. O planeta e a vida agradecem. 
 
Escrito por Luiz Eduardo em um email. 
 
 
Página editada e publicada, sob autorização, por Luiz Spinola.
 
 

 
Postagem mais recente - neste blog  
Todos os artigos   - deste blog (procure à direita)   
Grupo Ambiente Social  - participe das discussões - Construa o conhecimento !!                      
Postagem relevante dos últimos meses - nos blogs e grupos Ambiente
 
 


Adicionado em 09/junho/2010 :

"Por um Mundo Melhor e uma Nova Humanidade" !!
As contribuições são transparentes através da publicação dos valores.
Opcionalmente, nomes publicados são considerados patrocinadores.
Acesse a Página de Contribuições Transparentes e envie um email solicitando como proceder :
gruposambiente Arrouba gmail.com
Por favor, não insira o email acima em listas. Para divulgações diversas, envie para : 
ambientedivulgacoes Arrouba googlegroups.com (pesquisado na WEB)


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE !!....PARTICIPE !!

Você pode comentar como anônimo.

Os comentários serão moderados.

Você também pode participar mais ativamente nas discussões sobre assuntos alternativos cadastrando o seu email no grupo Ambiente Alternativo - Clicar em Hall de Entrada dos Grupos-Ambiente, no corpo de qualquer postagem