quarta-feira, 20 de outubro de 2010

PRODUTOS ORGÂNICOS - CONCEITOS, RELAÇÕES E VALIDAÇÃO ( I ) - O que são os produtos e alimentos orgânicos ? - Livres de agrotóxicos - Mais saudáveis - Ambientalmente corretos - Carne, café e açúcar branco orgânicos ?...Como entender - O conceito atual diferenciou-se daquele de sua origem - Como comprar.

Grupo-Ambiente relacionado :
Ambiente Alternativo
Visite e participe com suas propostas !! 
Soluções alternativas para Uma Nova Humanidade !!   



PRODUTOS ORGÂNICOS – CONCEITOS, RELAÇÕES E VALIDAÇÃO ( I )

Primeira parte



Foto - Experimento com verduras orgânicas para hortas domiciliares : hermetização de raízes 


Pertence ao senso comum a noção de que os produtos orgânicos são resultantes da forma alternativa de agricultura denominada “orgânica”.

A nascente e idealista agricultura orgânica dos anos 50 – e a sua continuidade até os anos 80 – não incluía produtos animais em suas pesquisas e em sua produção (no Brasil). É a partir dos anos 90 que o conceito de “carne orgânica” toma espaço, juntamente com outros conceitos que são incorporados a seus objetivos e atividades produtivas.

Forçoso é, pois, que na atualidade enquadrem-se os produtos orgânicos em uma gama mais extensa de conceitos em relação àqueles de suas origens. Desta forma, existem hoje o “boi orgânico”, o “frango orgânico”, o leite e o ovo orgânico, etc..... Não somente a agricultura consignou-se "orgânica", mas também a pecuária e as outras culturas voltadas às criações de interesse comercial.

Similarmente, o conceito de saúde, ligado à produção orgânica, alterou-se. Nos primórdios – e provavelmente até meados dos anos 80 – a característica distintiva da agricultura alternativa orgânica era a sua preocupação com a saúde humana, especialmente no que se referia à ausência de resíduos químicos nos alimentos produzidos. Não se concebia, naquele tempo, que poderia existir um “açúcar branco orgânico”, ou mesmo um café orgânico, pois pressupunha-se que estes alimentos eram refinados, desequilibrados ou portadores de substâncias estimulantes desaconselháveis para a manutenção de uma boa saúde. Açúcar branco e café – dentre outros – não poderiam ser, em qualquer situação, considerados como produtos orgânicos.

A partir de então, o conceito de orgânico centrou-se na oferta de qualquer produto ou alimento que tivesse a sua origem em técnicas de produção não ofensivas à saúde humana, como a isenção de resíduos de agro-tóxicos, a isenção de compostos orgânicos prejudiciais (aminoácidos livres e hormônios, por ex.), o equilíbrio na composição dos nutrientes e, mais recentemente, a isenção de possíveis substâncias ou compostos provenientes da técnica dos transgênicos.

Com esta nova proposta de ofertar produtos a partir de técnicas adequadas, possibilitou-se uma parcial fusão entre as várias modalidades de agricultura, de pecuária e outras, além da própria agricultura convencional, quando esta encampa as técnicas da produção orgânica. Podemos ter, nos dias de hoje, produtos orgânicos fornecidos pela biodinâmica, pela agricultura natural, pela agricultura ecológica, pela permacultura e por todas as antigas e recentes formas de se cultivar a terra e de se criar animais para o consumo.

Esta parcial desvinculação da origem dos orgânicos, ou seja, a possibilidade de serem produzidos por técnicas orgânicas e não, necessariamente, pelas culturas orgânicas, aumentou  significativamente a oferta destes produtos – e sua consequente redução de preços - , além de fomentar a própria divulgação de princípios e benefícios.

As carnes e os subprodutos animais, o açúcar, o café, as bebidas e outros alimentos da produção orgânica são oferecidos à população, a partir dos anos 90, como livres de substâncias e compostos indevidos, o que já representa um bom passo na adoção de hábitos alimentares benéficos à saúde.  Democraticamente, a determinação do grau de consumo fica a critério do usuário, devendo, este, definir quanto pode ingerir destes produtos sem prejudicar-se. O que lhe é garantido pela certificação orgânica é que o produto é saudável quanto ao item “resíduos químicos e orgânicos prejudiciais”. A escolha de dietas saudáveis deve inspirar-se nos estudos e práticas sobre a saúde humana, uma outra área de conhecimento, embora intimamente relacionada aos métodos da produção orgânica. AMBIENTE SAÚDE E TERAPIAS - blog

Luiz Antonio Vieira Spinola, julho/2009

Por favor, se copiar e divulgar, insira o link desta página





HALL DE ENTRADA DOS GRUPOS-AMBIENTE - PARTICIPE !! 
Os Grupos-Ambiente segmentam os assuntos dos diversos ramos
do conhecimento para incentivar a participação e facilitar o acesso
de pesquisadores


HALL DE ENTRADA DOS BLOGS-AMBIENTE  - VISITE e COMENTE !!
Um blog relacionado a cada grupo para conter as melhores postagens !! 


LISTA ATUALIZADA DOS GRUPOS E BLOGS-AMBIENTE
Cadastre o seu email nos grupos que mais gostar !! E participe !!


AMBIENTE PREVISÕES SOL-TERRA
Ensaios de previsões muito antecipadas de eventos severos, de terremotos
e de erupções vulcânicas - Inédita pesquisa sobre o magnetismo solar !!


CONTRIBUIÇÕES TRANSPARENTES
Participe nos Blogs e Grupos-Ambiente colaborando financeiramente com
seus colaboradores e projetos. Desta forma você também ajuda a
CONSTRUIR UMA NOVA HUMANIDADE !!


Contato
Email, endereço, telefones atualizados 

Para participar deste grupo ou visualizar os últimos tópicos, dê um clique na seta acima e à esquerda

==================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE !!....PARTICIPE !!

Você pode comentar como anônimo.

Os comentários serão moderados.

Você também pode participar mais ativamente nas discussões sobre assuntos alternativos cadastrando o seu email no grupo Ambiente Alternativo - Clicar em Hall de Entrada dos Grupos-Ambiente, no corpo de qualquer postagem