quarta-feira, 20 de outubro de 2010

VOCÊ SABE O QUE É O ESPERANTO ? - Proposta como lingua internacional auxiliar - Lázaro Zamenholf

Hall de Entrada do Grupos-Ambiente

PEQUENA HISTÓRIA DO ESPERANTO   

Publicado em 1887 por um jovem oftalmologista polonês, L. L. Zamenhof, o Esperanto não foi criado para substituir as demais línguas do mundo. Pelo contrário! O uso de uma língua que não dá privilégios a este ou àquele grupo de países, só vem valorizar a importância das línguas nacionais na expressão de suas culturas. E é por isso, claro, que o Esperanto é internacional. Se fosse propriedade de alguém, de algum lugar, de alguma corrente ideológica, perderia sua principal característica, que o torna independente e aceito em qualquer lugar: a neutralidade.


Sim, existem muitos meios de se ter contatos internacionais - o Esperanto é apenas um deles. No entanto, merece uma atenção toda especial, por algumas características que o tornam único.
KCE-Voltar ao indice/Reen








 


CONTRIBUIÇÕES TRANSPARENTES
 
"Por um Mundo Melhor e uma Nova Humanidade" !!
As contribuições são transparentes através da publicação dos valores.
Opcionalmente, nomes publicados são considerados patrocinadores.
Acesse a Página de Contribuições Transparentes e envie um email solicitando como proceder :
gruposambiente Arrouba gmail.com
Por favor, não insira o email acima em listas. Para divulgações diversas, envie para : 
ambientedivulgacoes Arrouba googlegroups.com (pesquisado na WEB)




UMA COMUNIDADE ALTERNATIVA EM CONSTRUÇÃO - Em Boa Vista-Roraima - Conheça - Uma proposta de Patrícia Maria - Decisões por consenso - Vida natural e simples - Um mundo melhor - Busca da espiritualidade e da felicidade - Um lugar de estudos e encantos - Um convite a você !! - Participe !!



Hall de entrada dos Blogs-Ambiente 

Hall de Entrada do Grupos-Ambiente
PROPOSTA PARA A CRIAÇÃO DA COMUNIDADE 
ALTERNATIVA
BOA VISTA-RORAIMA BRASIL
"Um modelo de vida para uma nova humanidade" !!


Por Patrícia Maria Martins   


Janeiro de 2010.



Estamos começando o ano e com este novo ano, uma nova proposta de vida.

Estamos anunciando neste tópico uma proposta, a busca de apoiadores e voluntários que queiram se juntar a nós aqui em Boa Vista Roraima Brasil para viver juntos a aventura da condição humana.

Temos um terreno localizado próximo à capital da cidade de Boa Vista, a 30 kilômetros da cidade grande. Portanto, com todas as alternativas e flexibilidade de recursos para os que se interessarem em participar da formação de uma nova comunidade.

A idéia é formar um grupo com idéias afins, tornar a prática e a vivência de uma comunidade pequena no interior do estado de Roraima um dos últimos recursos à sobrevivência alternativa no mundo moderno.

Todas as idéias na verdade são bem-vindas, já que o projeto ainda está tomando forma e não deverá ser cópia de nenhum outro projeto, mas com adoção de idéias e medidas que deram certo em outros lugares.

Não se trata de mais um local para fanatismos ou a fundação de novas religiões. Nem nada parecido. Trata-se apenas de juntar pessoas que podem, inclusive, entrar em conflito por conta de gostos pessoais, mas que tenham, no fundo, a intenção de construir juntos um modelo de comunidade de que outras pessoas estão precisando, modelo este para transformar o planeta num lugar possível de se viver melhor.

Não será exigido do participante nada em particular, nenhum tipo de pagamento, nem taxas ou quaisquer outras coisas envolvendo necessariamente dinheiro. Porém como estamos bem no início do projeto e temos apenas um local. É necessário que os futuros participantes tragam muitas boas idéias, como alguma forma de produção já bem definida para conseguir seu próprio sustento.

É lógico que a única real exigência é que tenha muita boa vontade e força para trabalhar no seu caminho livre.

Não existe uma fórmula mágica para que uma comunidade dê certo. Conhecemos muitas outras comunidades no Amazonas, em Goiás, Minas Gerais em outros estados. Sendo que conhecemos melhor a região do Amazonas, além de vivemos alguns meses em comunidades alternativas situadas em presidente Figueiredo, Autazes, Boa Vista dos Ramos, onde aprendemos muito sobre a arte do consenso.

Gostaria novamente de frisar a necessidade de se começar algo que ainda está apenas praticamente no nível do pensamento colocando em prática no terreno (vazio), o que nós sabemos para modificar conscientemente nossas vidas. Não é regra, mas pensamos em usar algumas ferramentas dentro da principal ferramenta que é a permacultura, onde acreditamos que se encaixe outras palavras-chave, como:

rochagem, valas de infiltração, farinha de rocha, adubação orgânica, resíduos orgânicos, recuperação de áreas degradadas, composto , agricultura sustentável, produção orgânica, Bioconstrução, coleta de materiais, sementes, fertilizantes orgânicos, ecologia, sementes e escarificação química, viveiro, leguminosas, fosfato natural reativo, agroecologia, recursos naturais, conhecimento tradicional, agricultura familiar, Saúde, plantas medicinais, meditação, relaxamento, capoeira, esportes radicais, lazer, turismo, alimentação alternativa, arte, nutraceuticos, práticas saudáveis para se manter saudável, antioxidantes, Pós-hiperspace, filmes imperdíveis, ecologia da informação, produtos naturais, xamã, acupuntura, aromoterapia, yoga, florais, massagem, Reik, medicina alternativa, bem estar, conscientização, pesquisas com referências, segurança, energia vital, processos cognitivos, serenidade, anarquia, música, relax, visões alternativas, vida alternativa, saídas alternativas, capacidade suporte, ecologia humana, bebidas, rituais, cerimônias de prática xamã, plantas sagradas, xenobióticos, uso de recursos vegetais, imunomoduladores, utilização de vegetais, conhecimento tradicional popular, produtos naturais, comportamento, ervas aromáticas, vegan, projetos, manejo de recursos, uso caseiro, cultivo comunitário, encontro com a natureza, flora nativa, e ecologia da informação, bonsai, instrumentos, natureza humana, culturas aborígines tribos povos etnias. Brasil Amazônia, educação, arte, língua, agricultura agrofloresta, inconsciente gaia, sono, sonho, ambiente ecologia, apicultura, taças, tibetanos, sons de cura.

Isso é somente uma pequena lista de áreas de interesse. Serão acrescentadas todas e quaisquer outras que não estiverem em conflito direto com o interesse maior em viver melhor.

Precisaremos idéias claras que gerem cursos ou produtos para serem colocados à venda, apesar desta não ser a finalidade final e absoluta. Fica como necessidade pessoal de cada membro. Assim como a necessidade de, com o tempo, cada família decidir livremente até qual profundidade será seu envolvimento e aquisição dentro da esfera material tão questionado pelas pessoas.

Tem muitas terras ao entorno não usadas e precisaremos do maior número possível de aquisições das áreas vizinhas no sentido de aumentar a área do projeto, Para aqueles que puderem e quiserem comprar terreno barato aqui, teremos o maior prazer em ajudar.

A perspectiva de retorno e aplicabilidade social para minorias será visto como muito nobre. Salvar o planeta é um trabalho de cada um de nós, a partir de pequenas coisas e contribuições.

Na prática, enfim, isso tudo foi para expor a proposta e esperar perguntas de possíveis futuros participantes.

Que venham pessoas sem ambição de construir coisas grandes, mas com vontade de mudar pequenas
coisas em si mesmos.

Namaste!

Patrícia Maria

Email: pmmprado@bol.com.br

Conheça nosso primeiro site no Windows Live, com apresentações e fotos !!

Grupo com interesses similares - "Ambiente Ecológico - Ecovilas"




 Abaixo : duas fotos do site (e veja mais fotos) :Conheça nosso primeiro site no Windows Live, com apresentações e fotos !! 






                   CONTRIBUIÇÕES TRANSPARENTES


"Por um Mundo Melhor e uma Nova Humanidade" !!
As contribuições são transparentes através da publicação dos valores.
Opcionalmente, nomes publicados são considerados patrocinadores.
Acesse a Página de Contribuições Transparentes e envie um email solicitando como proceder :
gruposambiente Arrouba gmail.com
Por favor, não insira o email acima em listas. Para divulgações diversas, envie para : 
ambientedivulgacoes Arrouba googlegroups.com (pesquisado na WEB)



 





SOBRE OS ANIMAIS, O QUE FAZER ENTÃO ?... - Produtos ecológicos - Materiais de limpeza - Remédios caseiros - Marcas ecológicas - Ração para cães e gatos 100% vegetarianas - Citronela - Algodão orgânico - Detergente ecológico - Dezenas de outras receitas caseiras - Faça você mesmo - Experimentos com..


OBS : Texto e informações muito aconselháveis!
Encaminhado prioritariamente a "Ambiente Alternativo" e "SVB - São Carlos" .
         Gratos a Tatiana Regina, da Associação Ipê.

SOBRE OS ANIMAIS - O QUE FAZER, ENTÃO?!...


Prezados Amigos,
Diante do movimento em torno das questões de utilização de animais nos produtos e testes nos mesmos, gostaríamos de mostrar que temos alternativas, inclusive mais econômicas. Para a agricultura não é necessário experimentos de venenos em animais, o que causa doenças nos humanos também, pois podemos utilizar os mais variados manejos agroecológicos; para a saúde não há necessidade de testes em animais, pois temos os séculos de experiências de sistemas medicinais tradicionais, como, por exemplo, a medicina chinesa, a ayurvédica, medicamentos fitoterápicos já conhecidos.
Para a alimentação, temos inúmeras frutas, grãos e cereais, hortaliças, sementes. Para sabonetes, shampoos e materiais de limpeza, na internet, no site do guia vegano, por exemplo, temos referência de vários produtos no mercado e opções caseiras econômicas também. Para aquilo que não temos opção que não envolva componentes animais e/ou testes nestes, podemos simplesmente trabalhar para a invenção de algo.
Seguem informações práticas que podem ser aplicadas no dia-a-dia:
1 – Produtos Ecológicos
2 – Materiais de Limpeza
3 – Remédios Caseiros
4 – Algumas marcas ecológicas

Participem do Código Federal de Defesa animal: mailto:participacaopopular%40camara.gov.br 
  "Deveríamos ser capazes de recusar-nos a viver se o preço da vida é a tortura de seres sensíveis."  (Gandhi)


1 - Produtos Ecológicos
  Sempre que um bem de consumo é produzido, agride-se de alguma forma o meio ambiente - da extração da matéria-prima e energia empregada na fabricação até o transporte dos produtos já fabricados. Portanto, a primeira coisa a ser feita é a Redução do consumo. Seguida pela Reutilização e, apenas por último, a Reciclagem.


Continue a ler uma extensa lista de produtos ecológicos na sessão de discussões do grupo Ambiente Alternativo !!







Adicionado em 09/junho/2010 :



"Por um Mundo Melhor e uma Nova Humanidade" !!
As contribuições são transparentes através da publicação dos valores.
Opcionalmente, nomes publicados são considerados patrocinadores.
Acesse a Página de Contribuições Transparentes e envie um email solicitando como proceder :
gruposambiente Arrouba gmail.com
Por favor, não insira o email acima em listas. Para divulgações diversas, envie para : 
ambientedivulgacoes Arrouba googlegroups.com (pesquisado na WEB)





PRODUTOS ORGÂNICOS - CONCEITOS, RELAÇÕES E VALIDAÇÃO ( I ) - O que são os produtos e alimentos orgânicos ? - Livres de agrotóxicos - Mais saudáveis - Ambientalmente corretos - Carne, café e açúcar branco orgânicos ?...Como entender - O conceito atual diferenciou-se daquele de sua origem - Como comprar.

Grupo-Ambiente relacionado :
Ambiente Alternativo
Visite e participe com suas propostas !! 
Soluções alternativas para Uma Nova Humanidade !!   



PRODUTOS ORGÂNICOS – CONCEITOS, RELAÇÕES E VALIDAÇÃO ( I )

Primeira parte



Foto - Experimento com verduras orgânicas para hortas domiciliares : hermetização de raízes 


Pertence ao senso comum a noção de que os produtos orgânicos são resultantes da forma alternativa de agricultura denominada “orgânica”.

A nascente e idealista agricultura orgânica dos anos 50 – e a sua continuidade até os anos 80 – não incluía produtos animais em suas pesquisas e em sua produção (no Brasil). É a partir dos anos 90 que o conceito de “carne orgânica” toma espaço, juntamente com outros conceitos que são incorporados a seus objetivos e atividades produtivas.

Forçoso é, pois, que na atualidade enquadrem-se os produtos orgânicos em uma gama mais extensa de conceitos em relação àqueles de suas origens. Desta forma, existem hoje o “boi orgânico”, o “frango orgânico”, o leite e o ovo orgânico, etc..... Não somente a agricultura consignou-se "orgânica", mas também a pecuária e as outras culturas voltadas às criações de interesse comercial.

Similarmente, o conceito de saúde, ligado à produção orgânica, alterou-se. Nos primórdios – e provavelmente até meados dos anos 80 – a característica distintiva da agricultura alternativa orgânica era a sua preocupação com a saúde humana, especialmente no que se referia à ausência de resíduos químicos nos alimentos produzidos. Não se concebia, naquele tempo, que poderia existir um “açúcar branco orgânico”, ou mesmo um café orgânico, pois pressupunha-se que estes alimentos eram refinados, desequilibrados ou portadores de substâncias estimulantes desaconselháveis para a manutenção de uma boa saúde. Açúcar branco e café – dentre outros – não poderiam ser, em qualquer situação, considerados como produtos orgânicos.

A partir de então, o conceito de orgânico centrou-se na oferta de qualquer produto ou alimento que tivesse a sua origem em técnicas de produção não ofensivas à saúde humana, como a isenção de resíduos de agro-tóxicos, a isenção de compostos orgânicos prejudiciais (aminoácidos livres e hormônios, por ex.), o equilíbrio na composição dos nutrientes e, mais recentemente, a isenção de possíveis substâncias ou compostos provenientes da técnica dos transgênicos.

Com esta nova proposta de ofertar produtos a partir de técnicas adequadas, possibilitou-se uma parcial fusão entre as várias modalidades de agricultura, de pecuária e outras, além da própria agricultura convencional, quando esta encampa as técnicas da produção orgânica. Podemos ter, nos dias de hoje, produtos orgânicos fornecidos pela biodinâmica, pela agricultura natural, pela agricultura ecológica, pela permacultura e por todas as antigas e recentes formas de se cultivar a terra e de se criar animais para o consumo.

Esta parcial desvinculação da origem dos orgânicos, ou seja, a possibilidade de serem produzidos por técnicas orgânicas e não, necessariamente, pelas culturas orgânicas, aumentou  significativamente a oferta destes produtos – e sua consequente redução de preços - , além de fomentar a própria divulgação de princípios e benefícios.

As carnes e os subprodutos animais, o açúcar, o café, as bebidas e outros alimentos da produção orgânica são oferecidos à população, a partir dos anos 90, como livres de substâncias e compostos indevidos, o que já representa um bom passo na adoção de hábitos alimentares benéficos à saúde.  Democraticamente, a determinação do grau de consumo fica a critério do usuário, devendo, este, definir quanto pode ingerir destes produtos sem prejudicar-se. O que lhe é garantido pela certificação orgânica é que o produto é saudável quanto ao item “resíduos químicos e orgânicos prejudiciais”. A escolha de dietas saudáveis deve inspirar-se nos estudos e práticas sobre a saúde humana, uma outra área de conhecimento, embora intimamente relacionada aos métodos da produção orgânica. AMBIENTE SAÚDE E TERAPIAS - blog

Luiz Antonio Vieira Spinola, julho/2009

Por favor, se copiar e divulgar, insira o link desta página





HALL DE ENTRADA DOS GRUPOS-AMBIENTE - PARTICIPE !! 
Os Grupos-Ambiente segmentam os assuntos dos diversos ramos
do conhecimento para incentivar a participação e facilitar o acesso
de pesquisadores


HALL DE ENTRADA DOS BLOGS-AMBIENTE  - VISITE e COMENTE !!
Um blog relacionado a cada grupo para conter as melhores postagens !! 


LISTA ATUALIZADA DOS GRUPOS E BLOGS-AMBIENTE
Cadastre o seu email nos grupos que mais gostar !! E participe !!


AMBIENTE PREVISÕES SOL-TERRA
Ensaios de previsões muito antecipadas de eventos severos, de terremotos
e de erupções vulcânicas - Inédita pesquisa sobre o magnetismo solar !!


CONTRIBUIÇÕES TRANSPARENTES
Participe nos Blogs e Grupos-Ambiente colaborando financeiramente com
seus colaboradores e projetos. Desta forma você também ajuda a
CONSTRUIR UMA NOVA HUMANIDADE !!


Contato
Email, endereço, telefones atualizados 

Para participar deste grupo ou visualizar os últimos tópicos, dê um clique na seta acima e à esquerda

==================================================

PRODUTOS E ALIMENTOS ORGÂNICOS - CONCEITOS - RELAÇÕES E VALIDAÇÃO ( II ) - Agricultura – técnica – transporte – armazenamento – indústria - meio ambiente e saúde - Semi-processados - Carne orgânica - Agriculturas alternativas - Natural - Biodinâmica - Permacultura - Biológica - Agro-silvo-cultura

Desculpe os erros de formatação....Blog em construção

Hall de entrada dos Blogs-Ambiente       

CONCEITOS DA PALAVRA “ORGÂNICO” OU “ORGÂNICA” – MUDANÇAS, RELAÇÕES E VALIDAÇÃO ( II )

  Foto : A carne do boi pode ser orgânica, mas o respeito à sua vida é orgânico ?....


Hoje o conceito de "orgânico" garante apenas que no produto não há resíduos
químicos ou outros compostos indesejados. O respeito à vida  e as regras de uma
boa saúde dependem do espírito crítico e dos valores de cada pessoa. 
Há também o açúcar branco orgânico, o café orgânico e é possível até a fabricação
de um cigarro orgânico.  Você é quem sabe se pode ou não consumir, e se consumir,
em qual quantidade.                             

Agricultura – técnica – transporte – armazenamento – indústria - meio ambiente e saúde - Semi-processados - Carne orgânica - Agriculturas alternativas - Natural - Biodinâmica - Permacultura - Biológica - Agro-silvo-cultura - Biológica - Racional - Manejo florestal.


 
Nos últimos anos, tem-se observado que as palavras “orgânico, ou orgânica” tem sido aplicadas, aparentemente, com sentidos inadequados. Este fato advém das recentes transformações em seus conceitos promovidas pela dinâmica social de apropriação de novos conhecimentos, experiências e mercados. Por exemplo, nota-se, em alguns trabalhos, alguma confusão entre produtos orgânicos e alimentos orgânicos. Estes últimos foram os primeiros resultados produzidos pela forma alternativa da agricultura  denominada “orgânica”. Logicamente, os alimentos se inserem na expressão “produtos”. No entanto, estes, - os produtos - por força de novas ampliações de sentido, estendem-se aos alimentos semi-processados ou processados industrialmente e, mais atualmente, aos artefatos produzidos com o emprego de matéria prima advinda de técnicas agrícolas orgânicas.
   
De fato, todas as áreas ligadas à questão da conceituação de “orgânico ou orgânica” afluem, com muita rapidez histórica, em busca desta alternativa, elegendo-a como a forma de produção agrícola principal e subsidiária da, também, recente e rápida conscientização sobre as causas básicas da saúde humana e dos atuais, e também, urgentes requerimentos de proteção ao meio ambiente.
 

Foto : Alimentos industrializados e semi-industrializados são agora considerados "orgânicos", desde que, em todas as fases de produção, transporte e armazenamento não sejam inseridos resíduos químicos tóxicos ou duvidosos, além de terem a garantia de não conterem qualquer substância ou composto nocivos ou potencialmente nocivos à saúde humana. A preservação ambiental e a responsabilidade social também estão inseridas no atual conceito de "orgânico".


A forma alternativa de agricultura dita “orgânica” consagrou-se como a primeira a utilizar-se do sentido desta palavra, de onde provieram todas as recentes conceituações relacionadas.
 
Originariamente, o termo “orgânico”, ou “orgânica” referia-se à matéria orgânica como base da nova e emergente forma de cultivar a terra, em contraposição à crescente produção, em larga escala, de alimentos obtidos a partir da adubação química. Até hoje, embora a própria agricultura convencional admita os inconvenientes à saúde e ao meio ambiente promovidos pelas técnicas de adubação e controle químicos, não se conseguiram opções de produção que atendessem a demanda mundial de alimentos e, ao mesmo tempo, não apresentassem riscos à saúde e ao meio ambiente.
 
A partir desta lacuna é que a forma alternativa de agricultura dita “orgânica” é aceita e toma impulso, principalmente a partir dos anos 80. A evolução das sociedades humanas demonstra que toda inovação benéfica, e logicamente incorporada no meio social, é rapidamente absorvida por setores que, de alguma forma, se relacionam e manifestam interesses de apropriação. Neste contexto, o conceito de orgânico sofreu novas definições e aplicações.
 
Desta forma, temos, por exemplo, que os sentidos de “organização”, de matéria que se desintegra para possibilitar uma nova integração, de “órgãos” que trabalham em sincronia e em interdependência, de interações sistêmicas, plasmaram um novo conceito de orgânico, na tentativa de representar não apenas a matéria orgânica, mas também a sincronia, o sinergismo e a interdependência de todos os elementos ambientais e biológicos do planeta. Este conceito, ainda incipiente nas consciências, emerge, forte, para suprir a necessidade de um símbolo que coordene e integre as soluções para uma humanidade postada diante de ameaçadores problemas : os sociais, os de saúde e os ambientais.
 
Tudo tem um preço. A absorção – e em certo sentido, a apropriação – por parte da agricultura orgânica - , de princípios que eram os focos de outras formas de agricultura alternativa, como a biológica e o sistema permacultural (além da incorporação de características para além de sua proposta inicial), custou-lhe  uma tendencial perda de identidade. Com a inclusão das “carnes orgânicas”, dos alimentos orgânicos industrializados e das roupas e utensílios fabricados a partir de matérias primas cultivadas por técnicas que não agridem ao meio ambiente e, principalmente, com a oferta de alimentos e materiais, da mesma qualidade, produzidos pelas outras formas alternativas de agricultura – a ecológica, a permacultural, a natural, a biodinâmica e setores da própria agricultura convencional - , a agricultura orgânica perdeu parte de sua importância como a única responsável pela, digamos simbolicamente, “revolução verde-rosa”, onde soluções aos problemas ambientais e de saúde são buscados.
 
Há, atualmente, uma tendência dos focos das várias correntes alternativas de produção de alimentos se mesclarem. A preocupação distintiva da agricultura ecológica cedeu os princípios de proteção à biodiversidade e ao meio ambiente à agricultura orgânica, e a outras. O foco principal do sistema permacultural de produção de alimentos cedeu seu princípio de sustentabilidade ambiental e social à agricultura orgânica, e a outras. A preocupação original, única e incisiva com a saúde humana está sendo transferida da agricultura orgânica para as outras. Da mesma forma, o centro de caracterização  da agricultura biodinâmica, da natural, e de outras menos conhecidas e não menos importantes, estão se “desfocando” em direção a um ambiente onde os maiores benefícios de cada uma delas se misturam, em um todo unificado, com o propósito de possibilitarem elementos positivos de uma necessária e urgente transformação nas relações entre homem e natureza, e entre grupos e sociedades humanas.
 
Relacionando estas mudanças e trocas de valores, princípios e conceitos, temos que, finalmente, os produtos orgânicos – alimentos e outros -  antes apenas fornecidos pela agricultura orgânica, são também ofertados, hoje,  por todas as formas de agricultura alternativa, além da própria convencional. O que explica, na prática, esta transformação sócio-econômica é a tendencial mistura de princípios e técnicas acima exposta. As técnicas orgânicas de produção, direcionadas à saúde, se fundiram com as técnicas de produção ecológica direcionadas à vida e ao meio ambiente. O próximo passo é a absorção completa de todos os resultados positivos advindos desta tendencial união pela agricultura convencional, quando, então, as alternativas futuras serão outras.
 
( O mesmo fenômeno está ocorrendo entre a medicina convencional e as várias formas alternativas de medicina e técnicas de prevenção e cura )


Todos os artigos e postagens do Ambiente Alternativo - blog

Desculpe os erros de formatação....Blog em construção



 
Luiz A. V. Spinola, novembro/2009



DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS – Permitida a reprodução somente em sites ou outros meios de comunicação que não visem lucro, direta ou indiretamente, desde que seja acompanhada da citação da autoria, deste e do próximo adendo a seguir :




 


GRUPOS-AMBIENTE !!
"Por um Mundo Melhor e uma Nova Humanidade" !!
As contribuições são transparentes através da publicação dos valores.
Opcionalmente, nomes publicados são considerados patrocinadores.
Acesse a Página de Contribuições Transparentes e envie um email solicitando como proceder :
gruposambiente Arrouba gmail.com
Por favor, não insira o email acima em listas. Para divulgações diversas, envie para : 
ambientedivulgacoes Arrouba googlegroups.com (pesquisado na WEB)




TODOS OS ARTIGOS E POSTAGENS DO "AMBIENTE ALTERNATIVO - blog"

Hall de Entrada dos Blogs-Ambiente 

Hall de Entrada dos Grupos-Ambiente

TODOS OS ARTIGOS E POSTAGENS
Veja à direita nos arquivos do blog ou nos MARCADORES
(BLOG EM CONSTRUÇÃO....)





Os Grupos-Ambiente segmentam os assuntos dos diversos ramos do conhecimento para incentivar a participação e facilitar o acesso de pesquisadores
(ou na pesquisa Google, digitar : o sol da infoera)


Um blog relacionado a cada grupo para conter as melhores postagens !! 
(ou na pesquisa Google, digitar : hall entrada blogs-ambiente)


Cadastre o seu email nos grupos que mais gostar !! E participe !!
(ou na pesquisa Google, digitar : lista grupos-ambiente)

 

Ensaios de previsões muito antecipadas de eventos severos, de terremotos e de erupções vulcânicas - Inédita pesquisa sobre o magnetismo solar !!
(ou na pesquisa Google, digitar : previsões atualizadas)



 
TODOS OS ARTIGOS E POSTAGENS
Veja à direita nos arquivos do blog ou nos MARCADORES
(BLOG EM CONSTRUÇÃO....)

terça-feira, 19 de outubro de 2010

PRIMEIRA MENSAGEM AO GRUPO "AMBIENTE ALTERNATIVO" - Troca de informações de conhecimentos inovadores e transformadores - Apelo à criatividade - Inovação - Mudança de valores - De paradigmas - O alternativo quando aceito pela maioria torna-se o convencional - Por uma Nova Humanidade !!

PRIMEIRA MENSAGEM AO

“GRUPO AMBIENTE ALTERNATIVO”



 
Eis um grupo em direta sintonia com o objetivo geral dos Grupos-Ambiente :
Proporcionar um meio de troca de informações e divulgação do conhecimento inovador e alternativo.

 O Grupo Ambiente Alternativo dá vazão à criatividade, à opção, ao impulso de mudança ou melhoria que caracteriza o desenvolvimento humano. Sem o novo, o inédito, a solução de ponta, a civilização não progride. Tende a estacionar-se no convencional, no corriqueiro ou no  retrógrado. No entanto, a verdade relativa, ou “o melhor a cada momento histórico”, constitui-se no   convencional, naquilo que momentaneamente está sendo compreendido, aceito e aplicado. O progresso humano  depende destas duas forças em tentativas constantes de equilíbrio: o convencional e o alternativo. 

 

O convencional deve sempre ser questionado, pois pode estar se aproximando, em um determinado momento, do seu tempo final de positivação, ou seja,  o ponto onde suas razões de existir não satisfazem mais às necessidades que surgem a cada instante. É o ponto, o  momento ou o tempo quando o convencional perde a sua validade e começa a tornar-se um estorvo para “o prosseguir” permanente da civilização. Estamos abordando genericamente, porém, cada povo, e cada cultura, possui uma realidade própria adequada ao que é convencional ou ao que deixa de sê-lo para ceder lugar ao alternativo. 


Por outro lado, nem toda proposta ou aparente solução alternativa significa verdade que deva ser aceita inconteste. Pode o tempo de sua possível aplicação ainda ser prematuro; pode ser aplicável a apenas um certo número de pessoas; pode até mesmo ser negativada como uma opção definitivamente inválida. 


As opções alternativas surgem ao longo da história humana na mesma proporção dos problemas apresentados. Se hodiernamente os problemas e conflitos são muitos e intensos, é natural e necessário o aparecimento de inúmeras alternativas. A “pressão” de teste sobre o que é convencional aumenta. As relações sociais precisam de estabilidade, e daí decorre a tendência ao equilíbrio entre o que “está sendo” e o que “está proposto para ser”. Como a natureza dos problemas atuais são urgentes, a compreensão, a aceitação e a aplicação de soluções alternativas devem ser apressadas. Esta acatabilidade, um pouco prematura, torna-se imprescindível quando a questão é salvar a própria espécie humana.

Luiz Spinola 

CONHEÇA OS GRUPOS-AMBIENTE : EM UM SITE DE BUSCA, DIGITE : "GRUPOS DO GOOGLE". NA PÁGINA INICIAL DOS GRUPOS DO GOOGLE, DIGITE : "HOSEIDE" , OU : "INFOERA"(preferencialmente na janela : Procurar um Grupo) e navegue pelos Grupos-Ambiente através da Lista Atualizada.

RECOMENDAÇÕES : 
  • A “sala de convivência” do Grupo Ambiente Alternativo é esta (grupo não numerado).

  • Nas “salas de leitura”(grupos numerados ou pós nominados) são postadas mensagens, textos, fotos, abertas páginas e criados arquivos em assuntos compartimentados. Distintamente, os “grupos salas de leitura” deste grupo podem receber postagens de alguns autores. Neste  caso, elas são identificadas pelo assunto de seu compartimento. Por exemplo: o Grupo Ambiente Alternativo – Permacultural recebe somente postagens de alguns escritores no assunto de “permacultura”. Ou: o Grupo Ambiente Alternativo – Vegetariano recebe postagens de escritores sobre o vegetarianismo. E assim sucessivamente. 
     *   O participante que tiver pouco o que  postar, deve cadastrar-se no grupo 
          “sala de convivência”. Pode se cadastrar-se também  nas “salas de leitura”, mas apenas
          para receber emails ou resumos. 
  • O participante que detém muito material que possa ser postado, ou que possa abrir páginas e inserir arquivos, deve solicitar um convite à administração a fim de que seja admitido como membro postador-autor de um grupo “sala de leitura” exclusivo para ele (grupo numerado). 
  • Enfim, neste grupo, o Ambiente Alternativosala de convivência--      todos podem participar e enviar suas propostas, seus textos, notícias ou              
         encaminhar mensagens de outros. Os temas podem ser os mais diversos,    
         desde que sejam alternativos. Sugerimos a criatividade, a inventividade     
         e o despojamento. Preferencialmente escreva você mesmo(a), e envie:
         idéias e práticas alternativas exemplares para um mundo melhor.(ou 
         que precisa ser salvo!)
     

    Luiz A V Spinola, março/2007
    (administrador)
   VOCÊ JÁ VISITOU "AMBIENTE GLOBAL" ? Clique aqui !



Adicionado em 09/junho/2010 :



"Por um Mundo Melhor e uma Nova Humanidade" !!
As contribuições são transparentes através da publicação dos valores.
Opcionalmente, nomes publicados são considerados patrocinadores.
Acesse a Página de Contribuições Transparentes e envie um email solicitando como proceder :
gruposambiente Arrouba gmail.com
Por favor, não insira o email acima em listas. Para divulgações diversas, envie para : 
ambientedivulgacoes Arrouba googlegroups.com (pesquisado na WEB)