quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

HERMETICULTURA EM FOTOS COMENTADAS - Aprenda vendo - O canteiro que chove dentro - Micro-climas e micro-ecossistemas dentro dos canteiros hermetizados - As verduras suportam relativas altas temperaturas - Animais e aves podem circular livres em volta dos canteiros - Também são à prova de gatos, roedores, baratas e insetos - O ar dentro é muito mais puro que o ar que corre constantemente por canteiros convencionais ou estufas - As verduras hermetizadas são esguias e macias - Precisam ser manipuladas com cuidado, pois quebram com facilidade.





Imagem inline 1
Almeirões dentro do primeiro canteiro hermetizado. É possível ver os pingos d`água escorrendo pelo plástico transparente. As verduras de folhas suportam elevadas temperaturas.


Imagem inline 2
As verduras hermetizadas crescem rápido. Até mais que aquelas cultivadas em estufas convencionais. Este canteiro hermetizado foi aberto. Os almeirões são esguios e macios.


Imagem inline 3
Uma porção de verduras hermetizadas, mantidas em plástico transparente e tomando sol indireto para se conservarem por vários dias.


Imagem inline 4
A água da chuva não deve entrar nos canteiros hermetizados. Na parte inferior das laterais é feita uma canaleta com o próprio plástico transparente, de tal forma a conduzir a água da chuva para os lados. Também é necessário fazer os canteiros hermetizados em nível um pouco superior ao terreno, para que não entre água de enxurradas.


Imagem inline 5
Este é um canteiro-circo. Dentro, em nível, há uma lagoinha de água onde sacolas com misturas orgânicas são colocadas. A absorção de água é por capilaridade direta, um dos desenvolvimentos complementares decorrentes das experiências com a hermeticultura. Este canteiro simula um micro ambiente de água parada, objeto de estudo da limnologia(área da biologia) e, quando hermetizado, também simula um micro-clima, onde os ciclos da água e do carbono, por exemplo, são demonstrados.


Imagem inline 6
Este modelinho de canteiro foi construído na Bahia debaixo de um pé de imburana-fêmea. É ladeado por telhas usadas e a estrutura que mantêm o plástico transparente foi feita com pedaços de 2 metros de mangueira de preta de 1/2 polegada. A água da chuva não deve entrar no canteiro. O plástico branco à vista é uma sobra da hermetização submersa, ou do berço que contem a mistura orgânica. O plástico transparente está opaco porque a temperatura externa está bem menor que a interna e nesta condição o vapor d`água do ar interior se condensa no plástico, formando névoa e gotículas.


Imagem inline 7
O Valério, amigo de Itapecerica de Minas, teve a ideia de plantar sementes de árvores e pequenas mudas em garrafas Pets, cortando-as na altura do afunilamento e mantendo as plantinhas hermetizadas com a própria tampa da garrafa. Ele chegou a deixar as mudinhas sozinhas, sem regar, por até 20 dias. Depois, elas cresceram e começaram a esbarrar nas paredes da parte superior da garrafa. Foi o tempo certo de tirar a hermetização, pois o período das chuvas havia chegado.


Imagem inline 8
Desculpe a qualidade desta foto. Ela foi tirada em uma oficina de Hermeticultura em Lagoa Real-BA. Fico devendo as melhores. O canteiro também é ladeado com telhas usadas e o suporte do plástico transparente foi feito com pedaços de mangueira preta. Dentro foram plantadas mudas de alface e cebolinha. Uma semana depois, as responsáveis da escola completaram 10 litros de água. As mudinhas estavam pegadinhas e começando a crescer. Quando se replanta, é necessário bloquear bastante a entrada da luz solar durante os primeiros dias com um sombreador instalado ou com pedaços de pano ou sombrites diretamente por cima do plástico.


Imagem inline 9
O princípio da hermeticultura também contempla modelos já existentes, como o plantio de couve, por exemplo, em sacos de ração. Por cima da mistura orgânica há um plástico para diminuir a evaporação pela superfície, e por cima deste plástico, uma camada de folhas para que a luz incidente não esquente a mistura orgânica onde se desenvolvem as raízes. Este é um modelo de hermetização de raízes.


Imagem inline 10
Esta garrafa-pet com uma planta ornamental também está hermetizando as raízes. Na parte inferior da garrafa há uma região de água cheia de raízes. Há uma separação entre o bojo de água e a região da mistura orgânica. Suporta ficar até 30 dias, aproximadamente, sem regar.


Imagem inline 11
Aves podem ser criadas ao redor de canteiros hermetizados. Estes canteiros, se bem lacrados na parte inferior, também são à prova de ratos, baratas, mosquitos, formigas e todos os insetos. O seu interior é muito higiênico. É muito provável que bactérias patógenas também não suportam os 50°C que às vezes ocorre no interior das mini-estufas totalmente fechadas. Além de tudo isso, o ar no interior é constantemente purificado pelas próprias plantas, tendo uma quantidade super reduzida de poluição atmosférica, ao contrário dos canteiros abertos ou das estufas convencionais. O que você gastaria com telas para fazer uma pequena horta, paga os plásticos de vários canteiros hermetizados. 


Imagem inline 12
Brotos de grãos germinados com a maior facilidade pela técnica da hermeticultura


Imagem inline 13
Estas mudinhas nasceram e cresceram sem qualquer rega neste balde hermetizado. Não pode tomar luz solar direta entre 10 e 16 horas, aproximadamente.


Imagem inline 14
O berço de um canteiro pode ser um buraco no chão ou feito com telhas, madeira ou tijolos. Se este berço também for plastificado, a economia de água é maior (possivelmente uns 20% a mais).


Imagem inline 15
Nesta foto, o berço já está plastificado, com metade da mistura orgânica e com um "u" de mangueira toda furada para possibilitar irrigação do lado de fora, através de um funil de meia garrafa-pet.


Imagem inline 16
Canteiros sombreados com sombrite verde diretamente por cima do plástico transparente. Um telhado instalado a 50 cm acima, feito com um plástico semi-transparente, também sombreia e protege da água da chuva.


Imagem inline 17
Do lado de fora, ar seco e sol. Dentro do canteiro, ar úmido e chuva que escorre pelo plástico, retornando a água da evapo-transpiração do micro ecossistema para a mistura orgânica do canteiro. A estrutura que suporta o plástico transparente também pode ser feita de cordinha plástica para varal ou com canos de pvc.


Luiz Spinola - dez/2013



Se estiver na Web, para visualizar outras postagens, participar neste grupo ou acessar o link do blog com outras publicações sobre Hermeticultura, dê um clique na seta que fica acima e à esquerda.





HALL DE ENTRADA DOS GRUPOS-AMBIENTE - PARTICIPE !! 
Os Grupos-Ambiente segmentam os assuntos dos diversos ramos
do conhecimento para incentivar a participação e facilitar o acesso
de pesquisadores


HALL DE ENTRADA DOS BLOGS-AMBIENTE  - VISITE e COMENTE !!
Um blog relacionado a cada grupo para conter as melhores postagens !! 


LISTA ATUALIZADA DOS GRUPOS E BLOGS-AMBIENTE
Cadastre o seu email nos grupos que mais gostar !! E participe !,


AMBIENTE PREVISÕES SOL-TERRA
Ensaios de previsões muito antecipadas de eventos severos, de terremotos
e de erupções vulcânicas - Inédita pesquisa sobre o magnetismo solar !!


CONTRIBUIÇÕES TRANSPARENTES
Participe nos Blogs e Grupos-Ambiente colaborando financeiramente com
seus colaboradores e projetos. Desta forma você também ajuda a
CONSTRUIR UMA NOVA HUMANIDADE !!


Contato
Email, endereço, telefones atualizados 
==================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE !!....PARTICIPE !!

Você pode comentar como anônimo.

Os comentários serão moderados.

Você também pode participar mais ativamente nas discussões sobre assuntos alternativos cadastrando o seu email no grupo Ambiente Alternativo - Clicar em Hall de Entrada dos Grupos-Ambiente, no corpo de qualquer postagem