quarta-feira, 6 de julho de 2011

HERMETICULTURA - Apresentação - Hermeticultura nas escolas - Técnicas de hermetização - O que é hermeticultura - Sistematização de formas tradicionais e desenvolvidas recentemente de cultivo de plantas - A hermetização na germinação de sementes - No desenvolvimento das mudas - Aplicações das técnicas da HERMETICULTURA

ATENÇÃO !! : A HERMETICULTURA está sendo publicada pela primeira vez através deste texto. Surgiu das observações de Luiz A. V. Spinola, quando desde 2002 constatava a germinação de sementes em sacolas plásticas contendo frutas silvestres e esquecidas "pelos cantos" por muitos dias. As técnicas ainda estão em desenvolvimento, porém, dada a importância de suas aplicações , notadamente na germinação de sementes de árvores, resolvemos publicar em 2011 com o intuito de disponibilizar seus benefícios e potencialidades, além de oferecer participação de quem desejar no desenvolvimento das técnicas. Faça as suas experiências e compartilhe conclusões e resultados !!

 
Com mais informações - neste blog

Participar mais ativamente no grupo Ambiente Alternativo 1 - HermeticulturaNo Grupo Ambiente Alternativo 1 - Hermeticultura





APRESENTAÇÃO RESUMIDA DA HERMETICULTURA
Uma revolução nos métodos de germinação de sementes



DEFINIÇÃO :
Hermeticultura, ou cultura agrícola hermetizada, são uma série de técnicas, existentes ou criadas, que restringem sementes, raízes ou partes aéreas das plantas em ambientes total ou parcialmente lacrados.

OBJETIVOS :
As técnicas de hermetização visam a economia de tempo, água e nutrientes nas regas e tratos culturais de sementes e plantas.

VANTAGENS :
- Facilita a germinação da maioria das sementes
- Facilita a pega e o transporte de plantas
- Possibilita  a execução de hortas próximas a árvores e arbustos
- Melhora o desempenho de hortas verticais ou horizontais em pisos cimentados
- Economiza mão de obra, água e adubos
- Outras

APLICAÇÕES :
- Na germinação de sementes de árvores e outras.
- Nas operações de transplante para garantir a "pega".
- No cultivo de hortícolas, e outras plantas, em locais ou regiões de escassez de água.
- No aperfeiçoamento das estufas.
- No aperfeiçoamento das técnicas da "Plasticultura".
- Aumenta a periodicidade entre regas de vasos e jardineiras que contenham plantas ornamentais.
- No cultivo localizado de plantas que exigem alto índice de umidade no ar.
- No transporte prolongado de plantas ou de suas partes.
- No aperfeiçoamento da técnica hidropônica quando utiliza substratos inertes.(areia, por ex.)
- No plantio direto de sementes de árvores em local definitivo.
- No aperfeiçoamento das técnicas de produção de brotos comestíveis.
- No aperfeiçoamento das técnicas de construção de terrários.
- No plantio antecipado de legumes e outras plantas de verão.
- Outras


 



A HERMETICULTURA NAS ESCOLAS


ESCOLA E CASA
Os espaços verdes didáticos são melhor aproveitados, além de oferecerem uma gama maior de técnicas que se adaptam à realidade onde vivem os alunos : as sacadas dos seus apartamentos ou os quintais de suas casas.

A ECONOMIA DE ÁGUA
A economia de água, e indiretamente de energias, é um elemento didático importante na transmissão de conceitos e hábitos coerentes com a necessidade atual de preservação do meio ambiente e de desenvolvimento sustentável.

A PRATICIDADE DA ECONOMIA DE TEMPO
A diminuição da regas e dos tratos culturais implica em economia de tempo, que viabiliza a continuidade saudável das plantas em finais de semana, e até em feriados muito prolongados, quando as escolas permanecem fechadas. Nas casas dos alunos ocorrem, eventualmente, as mesmas situações.

QUALIDADE DE VIDA
A economia de mão de obra também pode ser considerada um elemento importante para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida, desde que o tempo poupado seja direcionado a atividades culturais ou recreativas de caráter positivo.



Faça a sua inscrição na OFICINA DE PRODUÇÃO VERDE !!
Ou solicite que o seu email seja inserido em uma lista de interessados em adquirir o PRIMEIRO MANUAL DE HERMETICULTURA, tão logo ele esteja pronto.

Informe-se também sobre condições de PALESTRA E OFICINA DIRECIONADA (para escolas, secretarias do meio ambiente, instituições ligadas à agricultura, produtores rurais e espaços alternativos)

Acesse a página das formas de contato


Luiz Antonio Vieira Spinola - 06 de julho de 2011

RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS. Permitida a reprodução deste conteúdo somente para uso pessoal, educativo ou em sites e outros meios de comunicação que NÃO VISEM LUCRO. Para estes, entrar em contato com : gruposambienteARROUBAgmail.com (por favor, não insira este email em listas)


POR FAVOR, SE COPIAR, INCLUA A NOTA ACIMA E O PRÓXIMO LINK DE DIVULGAÇÃO :

Os Grupos-Ambiente segmentam os assuntos dos diversos ramos do conhecimento para incentivar a participação e facilitar o acesso de pesquisadores

Com mais informações - neste blog

Participar mais ativamente no grupo Ambiente Alternativo 1 - HermeticulturaNo Grupo Ambiente Alternativo 1 - Hermeticultura





Os Grupos-Ambiente segmentam os assuntos dos diversos ramos do conhecimento para incentivar a participação e facilitar o acesso de pesquisadores
OU PESQUISE : "O SOL DA INFOERA"
 
 
Um blog relacionado a cada grupo para conter as melhores postagens !! 
 
 
Cadastre o seu email nos grupos que mais gostar !! E participe !!
 
 
Ensaios de previsões muito antecipadas de eventos severos, de terremotos e de erupções vulcânicas - Inédita pesquisa sobre o magnetismo solar !!
OU NA PESQUISA GOOGLE, DIGITE : PREVISÕES SOL-TERRA 
 
 



2 comentários:

  1. LuiZ, nos encontramos essa semana e não eh por acaso, me considero uma pessoa felizarda em te conhecer. Continue firme em seus propositos.. Boa Sorte hoje e sempre..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Marcos !!....Obrigado !!

      O mesmo manifesto em relação a você !!.

      Pessoas sensíveis aos problemas dos indivíduos e da humanidade são pessoas muito especiais que, quando se identificam, experimentam um sentimento de aproximação e amizade também muito especial. Você é uma dessas pessoas !!....O idealismo e a vontade de transformar o ser interior e o ser social é o melhor instrumento para tentar salvar esta humanidade que tateia diante de obscuridades e incertezas.

      A primeira oficina de Hermeticulura está marcada para o próximo dia 2 de junho, à tarde, no VERACIDADE. Vai lá participar !!

      Um abração amigo e ressonante !!....Luiz

      Excluir

COMENTE !!....PARTICIPE !!

Você pode comentar como anônimo.

Os comentários serão moderados.

Você também pode participar mais ativamente nas discussões sobre assuntos alternativos cadastrando o seu email no grupo Ambiente Alternativo - Clicar em Hall de Entrada dos Grupos-Ambiente, no corpo de qualquer postagem